Exploração sustentável do aquífero de Taubaté. Bom para as empresas, bom para o meio ambiente.

A perfuração de poços é uma alternativa muito eficiente e econômica para grandes indústrias, especialmente nessa região tão rica em água localizada no Aquífero de Taubaté, uma área de aproximadamente 2.340 km². E com a tecnologia SUEZ, é possível explorar água na região de forma segura e sustentável.

Situado em uma bacia sedimentar entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba é uma região privilegiada do ponto de vista geológico. Sua excelente rede hídrica reúne condições especiais quanto à capacidade de armazenamento e transmissão de água subterrânea, contribuindo com o abastecimento de cidades do Vale, como São José dos Campos e Lorena, mas principalmente com a indústria local e seus setores variados: aeroespacial, metalurgia, alimentício, químico e farmacêutico.

Com a SUEZ é assim: a gente faz o melhor pela gestão da água para você fazer o melhor pelo seu negócio.

Serviços:

Perfuração SUEZ. Conhecimento que faz a diferença na perfuração do seu poço. 

  • Geólogos experientes que entendem a geologia local
  • Estrutura tecnológica de ponta 
  • Materiais adequados para cada projeto
  • Impacto mínimo ao meio ambiente.

Se você já tem um ou mais poços, fique atento: agende sua manutenção preventiva ou corretiva com a SUEZ.

A importância de realizar manutenções periódicas para recuperar a vazão construtiva de poços 

Com o passar do tempo, o poço tubular profundo pode apresentar queda na vazão ou alteração na qualidade da água. Por isso, é imprescindível fazer a manutenção.

Manutenção preventiva:

Indicada para limpeza do poço e verificação do seu sistema hidroelétrico de bombeamento. Preserva o poço, evita problemas como desabastecimento inesperado, alto custo de reparo e substituição de equipamentos, além de prevenir o rompimento do revestimento do poço artesiano. 

Manutenção corretiva:

Indicada quando o poço apresenta alguma irregularidade em seu funcionamento e, caso necessário, é recomendada a substituição de componentes, como tubulação edutora, cabos elétricos e bomba submersa, entre outros.

Análises periódicas podem prolongar a vida útil do poço. E com a tecnologia Hydropuls® exclusiva SUEZ Brasil, a manutenção é realizada de maneira ainda mais rápida e eficaz. Confira as vantagens:

  • Reduz o tempo de interrupção do bombeamento do poço com precisão de execução de limpeza.
  • Prolonga a vida útil dos poços atuando de forma efetiva na remoção de colônias de ferrobactérias e incrustações de ferro e manganês.
  • Limpa de maneira profunda e eficiente além das barreiras físicas e sem agredir o meio ambiente.
  • Aumenta a produtividade, melhorando a vazão específica e reduzindo os custos de energia e operação do poço.

Resultados comprovados:

Em um de nossos projetos, a medição de vazão expedita antes da manutenção era de apenas 2,50 m³/h. Após o uso do Hydropuls®, houve um incremento de 340% na vazão específica, de 0,41 m³/h/m para 3,17 m³/h/m, o que gera uma considerável redução no custo com energia elétrica.

Navegue por assunto

Publicações relacionadas