Fone: (11) 3834-3422

Informações Extras

Conceitos básicos sobre poços artesianos

Poço Tubular Profundo:
Conhecido como poço artesiano, é aquele onde a perfuração é feita através de máquinas perfuratrizes à percussão, rotativas e/ou rotopneumáticas. É uma obra de Engenharia que requer conhecimentos e tecnologias específicas nas áreas de Geologia, Hidrogeologia, Engenharia.
Formações Aqüíferas:
São as rochas armazenadoras de água. A água fica armazenada nos espaços vazios, em fissuras ou entre os grãos da rocha. Podem ser de dois tipos gerais: Rocha consolidada (Aqüífero Fissural [A] e Cárstico-Fissural [B]) e Rocha sedimentar não consolidada (Aqüífero Intersticial [C] e Aluvial [D]).
Construção do Poço Artesiano:
Varia conforme o tipo de formação, onde se pretende efetuar a captação da água. Podemos classificar em dois tipos gerais: poço artesiano de rochas sedimentares (arenitos, aluviões, etc.) e poço artesiano de rochas cristalinas (basaltos, granitos, etc.).

Conceitos básicos sobre manutenção de poços artesianos

Escovamento:
Utilizado para remover incrustações na superfície interna do revestimento (tubos e filtros) do poço artesiano. Trata-se de um processo mecânico que consiste em movimentos descendentes e ascendentes repetidos algumas vezes, utilizando uma escova com cerdas de nylon ou de aço.
Pistoneamento:
Consiste em operar um pistão dentro do poço artesiano, com movimento de subida e descida. Este processo provoca fluxo e refluxo da água em direção ao aqüífero e deste para a parte interna do poço artesiano, com remoção de partículas finas, favorecendo um rearranjo adequado do pré-filtro e melhorando a condutividade hidráulica.
Jateamento:
Consiste no tratamento frontal das porções filtrantes do poço artesiano, através do lançamento de jatos de água com volume e velocidade controlada.

Caçambeamento:
Remoção de detritos presentes no fundo do poço artesiano.

Tratamento Químico:
Os produtos químicos têm por finalidade acelerar e facilitar a remoção de materiais que se encontram no poço artesiano (principalmente na região filtrante da coluna de revestimento) e dessa forma aumentar a eficiência da limpeza. Normalmente são associados ao Jateamento e/ou Bombeamento.

Bombeamento Com Ar Comprimido:
É a aplicação de ar, com volume e pressão controlada, com uso de compressor, através de uma tubulação instalada no fundo do poço artesiano. O trabalho possibilita a intercalação de bombeamento com turbilhonamento (fervura do poço artesiano) da água do poço.
Perfilagem Óptica:
Trata-se da colocação de uma sonda no poço artesiano (câmera filmadora digital a cores, com visada de fundo e lateral e iluminação própria). Esta ferramenta auxilia no diagnóstico de problemas construtivos do poço artesiano e/ou de contaminação de aqüíferos.